Qual é a melhor TV para você?

TV

Com a evolução das tecnologias, hoje em dia encontramos uma grande variedade de diferentes tipos de telas para nossas televisões. Divididas em 4 ou 5 grandes grupos, cada um deles possui vantagens ou características que podem atrair mais algumas pessoas do que outras.

Cores o mais vivas possível, alta resolução das imagens reproduzidas, bons contrastes e brilhos intensos são alguns dos pontos que mais atraem os usuários na escolha entre os diversos dispositivos.

A essas variantes, devemos adicionar também outros elementos como o preço ou a marca, que podem aumentar ou reduzir o valor de uma TV consideravelmente.

Portanto, vamos analisar as características principais de cada uma das tecnologias mais utilizadas atualmente no desenvolvimento de televisores inteligentes, para descobrir qual é o melhor tipo de TV.

Principais tecnologias

Existem duas tecnologias principais, que são o ponto de partida para outras modificações posteriores: o LCD e o LED. O LCD ou tela de cristal líquido, é um formato de tela onde os pixels internos são compostos por uma camada de cristais líquidos, que facilitam ou impedem a passagem da luz de fundo, e com isso, realizam a modificação das cores, contrastes e texturas.

No LED (diodo emissor de luz, em inglês), os pixels são formados por diodos, materiais que produzem luz por si mesmos quando recebem uma descarga elétrica. Dessa maneira, cada pixel tem uma resposta a este estímulo muito precisa.

Produtos derivados: MicroLED, OLED e QLED

MicroLED: a principal diferença física com seu antecessor, o LED, está relacionada à diminuição do tamanho das micro lâmpadas internas. No lugar onde antes um LED iluminava a tela, nestes modelos são substituídos por muitos MicroLEDS.

Este é um tipo de tecnologia ainda muito recente, por isso será muito mais comum de se ver nos próximos anos. Sua tela emite um brilho mais potente e não tem riscos de degradação, pois seus materiais são inorgânicos.

OLED: Este modelo de televisão também surge como uma versão atualizada dos televisores LED, utilizando diodos de material orgânico, para não precisar da retroiluminação, comuns tanto nos LED como nos LCD.

Esta tecnologia oferece imagens melhores e de melhor cor, melhor contraste e nitidez. Reproduzem de maneira perfeita os tons escuros, já que os pixels OLED se apagam individualmente, recriando o tom da imagem, além de reduzir consideravelmente a fadiga ocular pelo uso prolongado.

QLED: As telas QLED utilizam tecnologia de diodos emissores de luz quântica, nanopartículas que produzem uma gama muito ampla de cores diferentes, brilhantes e precisas, quando são atingidas por uma luz de fundo, isto quer dizer que os QLED “revivem” a tecnologia de retroiluminação dos LCD e LED clássicos.

TV

Alguns modelos de televisores que você pode encontrar no mercado

A dúvida sobre qual é o melhor tipo de TV é algo que cada usuário terá que resolver, prestando atenção a diferentes características e interesses. Portanto, a seguir, mencionaremos apenas alguns dispositivos interessantes que você pode considerar se estiver procurando por uma nova TV para sua casa.

LG OLED Evo C3

Este é um dos melhores modelos de alta gama que podem ser encontrados no mercado do país atualmente. Um modelo muito sofisticado, com tecnologia de ponta para este tipo de dispositivos. Pode ser encontrado em tamanhos que vão das 42 polegadas até as 83, o LG OLED C3 tem uma ampla variedade de alternativas para todos os usuários.

Conta com Dolby Atmos, que garante um som forte, sem ruídos irritantes e muito envolvente, que, somado ao Dolby Vision Gaming 4K, permitirá que o espectador esteja completamente envolvido, não importa se esteja assistindo a um filme, uma série ou jogando videogames de alta definição.

Samsung CU8000

A marca sul-coreana é uma das líderes no design de televisores e, de fato, é a única empresa que projeta televisores QLED. Neste caso, o CU8000 é a evolução do BU8000, televisor clássico da marca e que se estabelece no topo dos modelos que combinam boas prestações com preço adequado. Tem resolução 4K e conta com a tecnologia Dynamic Crystal Color, para potencializar cores e contrastes.

É compatível com diferentes assistentes de voz, como o Assistente do Google, Alexa e, obviamente, o assistente da Samsung, Bixby. Pode ser encontrado em tamanhos que vão das 43 polegadas até as 85, conta com uma potência de som de 20W e tem diversos extras que potencializam seu uso, como o Virtual Motion Sound, Motion Xcelerator ou o SolarCell, controle especial que se recarrega com luz solar.

TCL P635

A TCL é outra das marcas que competem para ser a melhor fabricante de televisores inteligentes do mundo. Neste caso, o TCL P635, combina uma excelente imagem, design elegante com sua Full Screen e um preço acessível. 

Conta com Google TV como sistema operacional, para conseguir acesso rápido a diferentes plataformas de streaming, além de ter Chromecast integrado, então o usuário poderá compartilhar coisas do seu smartphone diretamente para ele, simplificando muito as coisas.

A tela conta com tecnologia HDR10 e Micro Dimming, que servem para ajustar a iluminação em pontos particulares da tela, para dar um melhor contraste e brilho. Os 19W de potência de áudio estão dentro do padrão de sua categoria, mas complementado a Dolby Audio, beneficia a experiência imersiva do espectador.

assistente do Google que tem integrado reduz a necessidade de uso de controle remoto ao poder ser acionado por controle de voz, além de poder se conectar com outros dispositivos da casa, graças à Internet das coisas. Pode ser encontrado em três tamanhos: 43, 50 e 55 polegadas.

Perguntas frequentes

Qual é a melhor tecnologia de televisores atualmente?

A realidade é que isso dependerá de cada usuário. Cada um dos tipos de tecnologias possui alguma característica que as torna recomendável, como maior vida útil, melhores gamas de cores, melhores tons escuros, melhor conexão, melhor som ou até mesmo, um melhor preço.

OLED ou QLED, qual é o melhor?

Estas são duas das tecnologias dominantes nas últimas gerações de telas de TV e cada uma tem alguns motivos pelos quais um usuário poderia preferir um modelo sobre o outro.

Por exemplo, os QLED têm, em teoria um brilho mais potente, uma vida útil mais longa, telas maiores e um custo menor; enquanto as OLED têm um ângulo de visão muito melhor, contam com níveis de preto e tons profundos excelentes, gastam muito menos energia e afetam menos a saúde de quem os usa.

Quais são as TVs com melhor qualidade de imagem?

Atualmente, os modelos de alta resolução mais distribuídos no mundo são os dos televisores Ultra HD, também conhecidos como 4K, que contam com 3840x2160 pixels em sua superfície, o que quer dizer que têm 4 vezes mais pixels que as telas Full HD.

No entanto, as telas com melhor definição são as 8K, que contam com 7680x4320 pixels, o que representa 33 milhões de pixels. Tudo isso se traduz em uma imagem muito mais nítida e detalhada, embora a falta de produções audiovisuais feitas neste formato ainda pode significar que não se possa aproveitar todo o potencial possível.

Avatar

Juliana Duarte

Juliana Duarte é uma profissional dedicada e apaixonada por marketing digital e inovação. Natural do Brasil, ela possui vasta experiência em estratégias de branding e conteúdo digital, sempre buscando novas maneiras de conectar marcas ao público. Fora do trabalho, Juliana adora viajar e explorar diferentes culturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up