Como aumentar a memória do tablet
Por que meu tablet está tão lento? Por que os aplicativos demoram tanto para abrir? Por que os programas demoram tanto para rodar? Por que os jogos travam tanto? Essas perguntas são comuns entre os usuários de tablets. Na verdade, essas mesmas questões podem ocorrer com usuários de outros tipos de dispositivos, como smartphones ou computadores.
O que acontece é que esses dispositivos tecnológicos não têm uma capacidade de armazenamento infinita. Provavelmente, quando os compramos, sabíamos sobre sua memória interna e suas limitações.
No entanto, tanto em um tablet quanto em qualquer outro dispositivo, o desempenho da memória pode variar dependendo do uso que é dado a ele. Não é a mesma coisa para um usuário que utiliza o produto para se divertir com jogos, alguém que tira notas ou alguém que navega frequentemente na internet.
Uma das primeiras soluções que costuma ser encontrada é a adição de um cartão microSD ao aparelho. Isso é bom, é uma opção bastante viável, sobre a qual ampliaremos posteriormente.
Otimização do dispositivo
Mas também é importante saber que a otimização do dispositivo é um processo que deve ser feito com mais frequência do que se imagina. Constantemente, o tablet está incorporando informações, dados e arquivos que vão retardando seu desempenho.
Provavelmente, se você estiver procurando aumentar a memória interna é porque já não tem mais espaço e o dispositivo começou a falhar em suas tarefas. Antes de gastar dinheiro em um cartão SD, tente realizar algumas ações que podem liberar espaço de armazenamento.
Na verdade, esse processo de otimização não se limita exclusivamente aos tablets, mas é relevante para todos os dispositivos móveis. Todos eles utilizam sistemas operacionais complexos que gerenciam uma ampla gama de funções e aplicativos.
Com o uso contínuo, é lógico que arquivos temporários e o que é conhecido como dados residuais acabem se acumulando. Cache de aplicativos, dados de navegação na web, downloads. Você pode até ter aplicativos baixados no tablet que nem se lembra de ter feito o download porque não os usa (ou usou por algum motivo específico em uma situação excepcional). Tudo isso pode afetar negativamente o desempenho do dispositivo.
A otimização também pode envolver a organização de arquivos e a realização de backups periódicos, para evitar a saturação da memória.
Por que a memória do meu tablet não é suficiente?
Então, resumindo, podemos agrupar todos esses obstáculos em 3 categorias. Ter isso em mente pode ajudar na expansão do armazenamento.
- Arquivos de mídia: fotos, vídeos e músicas podem ocupar uma grande quantidade de espaço.
- Apps: Quanto mais downloads e atualizações de aplicativos houver no dispositivo, mais espaço será ocupado.
- Arquivos de cache: Esses arquivos, gerados por aplicativos e pelo sistema operacional, podem se acumular ao longo do tempo e ocupar uma quantidade significativa de espaço.
O que fazer a respeito?
Bem, como dicas para aumentar a memória do tablet, há algumas ações que podem ser consideradas e que podem ser realmente úteis para qualquer usuário.
Uma delas é, claro, instalar um cartão microSD no tablet, mas não é a única. Vejamos.
- Usar serviços de armazenamento na nuvem: Os arquivos do tablet podem ser armazenados em plataformas de armazenamento na nuvem. Estamos falando do Google Drive, Dropbox ou iCloud. Dessa forma, é possível acessá-los de qualquer dispositivo e, ao mesmo tempo, liberar espaço na memória do tablet.
- Liberar memória interna: Como mencionado anteriormente. Excluir fotos e vídeos duplicados, desinstalar apps que não são mais necessários, apagar arquivos temporários e de cache. É uma forma rápida, fácil e inteligente.
- Transferir arquivos para um cartão SD: Embora nem todos os dispositivos venham com um, muitos têm uma entrada para cartão de memória. Lá você pode transferir informações de qualquer tipo e expandir o espaço de armazenamento do tablet.
- Restaurar o tablet às configurações de fábrica: Se nenhuma das soluções anteriores resolver o problema, então você pode considerar fazer um backup dos dados e, em seguida, restaurar o dispositivo às configurações de fábrica. Esse processo envolve apagar todos os dados e aplicativos dele, mas ao mesmo tempo pode ser um método eficaz. Pode resolver os problemas de desempenho e aumentar a memória.
- Ampliar a memória interna com uma memória externa: Agora sim, a adição de um cartão SD pode ser uma boa alternativa. Desde que o tablet seja compatível, é uma boa ideia considerar a expansão da capacidade por meio desses cartões ou unidades de armazenamento externo. Isso permitirá que você salve mais arquivos e aplicativos sem se preocupar em ficar sem memória no dispositivo.
Como incorporar um cartão SD no tablet?
Depois do último item mencionado anteriormente, muitos estarão se perguntando como incorporar esse cartão SD no tablet. Essa opção é uma grande vantagem que apresenta vários benefícios.
Além de ser uma solução para liberar espaço na memória interna do dispositivo, um SD pode se adaptar perfeitamente a ele de acordo com as necessidades do usuário.
Isso significa que, além de usá-lo para armazenar fotos, músicas e vídeos, também é possível transferir aplicativos e jogos para esse armazenamento externo para liberar espaço no interno.
A seguir, os passos para inserir o cartão SD no tablet. Pode variar de acordo com o dispositivo, mas, em termos gerais, você deve fazer o seguinte:
- O primeiro passo é verificar a compatibilidade. Ou seja, garantir que o dispositivo permita a inserção de uma unidade de armazenamento externa. Alguns têm uma entrada ou porta USB.
- Uma vez confirmado isso, escolha o cartão SD (também pode ser microSD). Quanto mais confiável for a marca, melhor. Verifique também que seja compatível com o tablet.
- Desligar o tablet é o passo anterior à inserção do cartão de memória. Isso é fundamental para evitar danos ao dispositivo.
- Agora, insira o SD no slot do tablet com cuidado.
- Você pode ligar o tablet. Depois disso, espere até que o dispositivo reconheça o novo. É possível que o tablet solicite a formatação do cartão de memória antes de poder usar.
- Por último, o armazenamento deve ser configurado. Alguns tablets permitem escolher como usar esse espaço adicional que foi inserido. Você pode configurar o SD como armazenamento adicional para salvar fotos, vídeos ou músicas nele, por exemplo. Ou você também pode configurá-lo como armazenamento interno para que seja usado pelo tablet para instalar aplicativos e jogos.
Deixe um comentário