Notebook ou Tablet 2 em 1: Qual é a melhor opção para a produtividade?

Notebook

Atualmente, no mercado tecnológico, existem milhares de opções de dispositivos portáteis, ideais para quem precisa transportá-los, seja para estudar, trabalhar ou para entretenimento.

Entre os dispositivos portáteis mais vendidos em todo o mundo estão os smartphones e os notebooks. Neste artigo, abordaremos opções alternativas muito semelhantes: os notebooks 2 em 1 ou tablets.

Detalharemos o que cada um desses dispositivos oferece e quais são suas principais diferenças, levando em consideração as necessidades do usuário na hora de escolher.

Ambos são dispositivos portáteis com tela sensível ao toque maior do que a dos celulares e com preços mais acessíveis que os notebooks.

O que é um tablet?

Hoje em dia, esses dispositivos já são muito comuns, mas de qualquer forma, vamos esclarecer suas principais características para poder diferenciá-los dos notebooks 2 em 1.

A primeira diferença é que os tablets funcionam com um sistema operacional móvel, como Android ou iPad OS.

São finos e leves e, ao contrário dos notebooks tradicionais, possuem apenas uma tela sensível ao toque, que mede aproximadamente entre 7 e 10 polegadas. Sendo assim, são maiores que os smartphones, o que os torna ideais para consumir conteúdo multimídia, ler e-books, jornais digitais ou blogs e para jogar.

O que é um notebook 2 em 1?

É um dispositivo que possui um design híbrido, combinando as características de um tablet e um notebook tradicional.

Sua tela sensível ao toque pode ser separada do teclado ou dobrada para trás, permitindo seu uso de diferentes maneiras.

Uma delas é como tablet ao remover o teclado e a outra é conectando o mesmo, funcionando como um notebook.

Também podem ser usados no modo cavalete, para visualizar conteúdos, como no caso dos modelos Microsoft Surface Pro, ou no caso da série Yoga da Lenovo, de maneira semelhante no "modo tenda".

Os notebooks 2 em 1 oferecem maior poder de processamento, armazenamento e versatilidade do que os tablets, tornando-os mais adequados para tarefas mais exigentes, como edição de vídeo, design gráfico e programação.

Portanto, se a produtividade em seu campo de trabalho ou estudo é uma prioridade, talvez esses dispositivos sejam uma melhor opção em comparação com os tablets.

Deve-se ter em mente que, devido a todas as suas características de informática, os notebooks 2 em 1 tendem a ser mais caros que os tablets.

Modelos no mercado brasileiro 2024

A seguir, compararemos modelos de tablets e notebooks 2 em 1 de algumas das melhores marcas disponíveis no Brasil, como Apple, Samsung, Lenovo e Microsoft.

Ao comparar, levaremos em consideração características como memória RAM, armazenamento, processador e tamanho e resolução da tela.

Apple vs. Microsoft

Por parte da Apple, o último modelo de Tablet lançado no mercado é o iPad Pro 2024 com um chip M4, disponível em configurações com 8 GB e 16 GB de RAM e tamanhos de tela diferentes de 13 e 11 polegadas.

Ele possui uma tela Liquid Retina XDR com tecnologia OLED. As opções de armazenamento variam de 128 GB a 2 TB. É o produto mais fino criado pela Apple até agora. Sua bateria dura aproximadamente 10 horas.

Por outro lado, temos seu forte concorrente, a Microsoft. Vamos comparar o iPad Pro com o Notebook 2 em 1 Microsoft Surface Pro 10, já que a Apple só projeta notebooks tradicionais.

O notebook 2 em 1 modelo Surface Pro 10 é projetado com o objetivo de aumentar a produtividade no trabalho corporativo.

Ele tem opções de RAM de 8, 16, 32 ou 64 GB, e armazenamento de 256 GB a 1 TB. Utiliza um processador Intel de última geração, tela de 13 polegadas e resolução de 2880 x 1920. Pesa apenas 879 gramas e sua bateria dura 19 horas.

Lenovo

Tablet: Lenovo Tab P12 Pro

Este tablet possui um processador Qualcomm Snapdragon 870, com opções de 6 GB e 8 GB de RAM, e armazenamento de 128 GB e 256 GB. A tela AMOLED de 12,6 polegadas oferece uma resolução de 2560 x 1600.

Notebook 2 em 1: Lenovo Yoga 9i

Em comparação, o Yoga 9i oferece até 16 GB de RAM e armazenamento SSD de até 1 TB. Usa um processador Intel Core i7 de 11ª geração e apresenta uma tela sensível ao toque de 14 polegadas.

Samsung

Tablet: Samsung Galaxy Tab S9 Ultra

Este tablet incorpora um processador Snapdragon 8 Gen 2, com opções de 12 GB e 16 GB de RAM, e armazenamento de 256 GB, 512 GB e 1 TB. Sua tela Super AMOLED de 14,6 polegadas tem uma resolução de 2960 x 1848.

Notebook 2 em 1: Samsung Galaxy Book Flex 2 Alpha

O Galaxy Book Flex 2 Alpha inclui até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento SSD. Com uma tela sensível ao toque QLED de 13,3 polegadas, utiliza um processador Intel Core de 11ª geração, destacando-se por seu desempenho e versatilidade.

Conclusão: Qual desses dois dispositivos é o ideal para você?

Como usuário, devemos nos perguntar o que é mais conveniente para nós, um notebook 2 em 1 ou um tablet. Isso depende de nossas necessidades, orçamento e do uso que pretendemos dar a ele.

Se você está procurando um dispositivo portátil, leve e mais barato para realizar tarefas básicas como navegar na web, assistir vídeos e ler e-books, um tablet pode ser uma boa opção.

Notebook

Seria como uma versão do smartphone com tela maior, já que funcionam com os mesmos sistemas operacionais, portanto você pode baixar os mesmos aplicativos da App Store (Apple) ou Play Store (Android). Sua principal função será fornecer entretenimento, embora, é claro, existam modelos high-end ideais para trabalho e estudo.

Uma vantagem dos tablets é que sua bateria pode durar muito tempo sem estar conectada à energia, por exemplo, um iPad pode permanecer ligado por dias se você mantiver no modo avião e com a tela desligada.

Por outro lado, se você precisa de um dispositivo mais poderoso, os notebooks 2 em 1 são mais próximos de um laptop, pois funcionam com os mesmos sistemas operacionais e com processadores de memória RAM maiores.

Estes são ideais para realizar tarefas que requerem a execução de programas mais exigentes, como o pacote Office ou Adobe.

Ao usar sistemas operacionais como o Windows, por exemplo, suas baterias são consumidas muito mais rapidamente, então é provável que você tenha que usá-las conectadas à energia após algumas horas de uso.

Estes notebooks 2 em 1 são ferramentas ideais para trabalhar ou estudar, além de também fornecerem entretenimento de qualidade.

Avatar

Juliana Duarte

Juliana Duarte é uma profissional dedicada e apaixonada por marketing digital e inovação. Natural do Brasil, ela possui vasta experiência em estratégias de branding e conteúdo digital, sempre buscando novas maneiras de conectar marcas ao público. Fora do trabalho, Juliana adora viajar e explorar diferentes culturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up