Qual é o melhor: Xbox One ou Play Station 4?

Xbox

Desde os seus respectivos lançamentos, o Xbox One e o Play Station 4 representaram um grande marco no mundo dos jogos e videogames.

O sucesso desses consoles foi garantido desde o início graças às melhorias que apresentavam em relação aos seus antecessores, o Xbox 360 e o Play Station 3.

Onze anos após a sua apresentação, os fãs ainda debatem qual dos dois consoles é o melhor, apresentando vantagens e desvantagens a favor e contra cada um deles.

Para trazer um pouco de clareza à discussão, a seguir, serão detalhadas as características do Xbox One e do Play Station 4, bem como os pontos positivos e negativos de cada um.

Características do Xbox One

Desenvolvido pela Microsoft, o Xbox One foi apresentado ao mundo em maio de 2013, mas somente em 22 de novembro daquele ano que os usuários puderam adquiri-lo em grande parte do mundo.

Este console possui um microprocessador CPU AMD Jaguar de 8 núcleos a 1,75 GHz e uma GPU integrada que possui 768 Shaders e 1,23 TFLOPS/s de potência. Para se ter uma ideia, isso representava 10 vezes mais potência do que a oferecida pelo seu antecessor, o Xbox 360.

Quanto à memória RAM, tinha 8 gigabytes; Quanto ao armazenamento, inicialmente possuía 500 gigabytes, embora as versões posteriores já permitissem armazenar até um terabyte.

Os gráficos também tiveram uma grande melhoria com este console, pois através da API Direct X 12 compatível com a sua GPU, o Xbox One tinha uma redução de 20% nos cálculos da GPU e até 35% da CPU, o que se traduz em jogos com melhor qualidade gráfica e maior realismo.

Uma das grandes novidades deste console foi o seu renovado Kinect 2.0 que permite aos usuários interagir mais com o console por meio da voz ou através de gestos.

Por sua vez, este modelo permitia acessar filmes, televisão ao vivo, navegadores web e música ao vivo, tornando-se um console multipropósito e não apenas para jogar.

Provavelmente, este aspecto foi o mais diferenciador do Xbox One na indústria dos consoles. A Microsoft estabeleceu as bases para que os consoles sejam dispositivos multimídia completos, com a possibilidade de integrar televisão e aplicativos de streaming.

Características do Play Station 4

Embora durante boa parte de 2013 a Sony estivesse dando avanços em relação ao novo Play Station, assim como o Xbox One, foi lançado ao mercado em novembro.

Com o Play Station 4, a Sony procurou levar a experiência de jogo a outro nível e, para isso, equipou-o com um microprocessador tipo APU de oito núcleos x86-64 a 1,6 GHz fabricado pela AMD e uma GPU com uma potência de processamento de 1,84 Teraflops.

Apoiado em 8 gigabytes de RAM, a qualidade dos gráficos superou em muito o que a Play Station 3 oferecia.

Como aconteceu com o Xbox One, inicialmente oferecia 500 gigabytes de armazenamento, mas depois começou a ser comercializado com um terabyte de capacidade.

Um dos aspectos mais relevantes deste console foi a sua visão de integração social para os jogadores, o que permitia compartilhar momentos de suas partidas ou, até mesmo, transmitir ao vivo enquanto jogam e compartilhá-lo com seus conhecidos.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Quanto às características técnicas, apesar das diferenças, o Xbox One e o Play Station não estão tão distantes entre si.

No entanto, existem pontos a favor de um sobre o outro que, de acordo com as preferências do usuário, podem ou não ser determinantes.

Embora com o tempo o Xbox One tenha feito melhorias em termos da qualidade gráfica de seus jogos, o fato é que desde o início o Play Station 4 estava acima neste aspecto e o nível de detalhe e realismo é incrível.

Quanto aos jogos, existe um forte debate. A favor do Play Station, tem a exclusividade de títulos muito reconhecidos como "God of War" ou "The Last of Us 2", juntamente com uma grande variedade ampla e de boa qualidade. No entanto, não tem compatibilidade com jogos do Play Station 3.

Por isso, neste aspecto, o Xbox One parece ter uma pequena vantagem, pois além de oferecer ampla retrocompatibilidade com jogos de seus consoles anteriores, como o Xbox original ou o Xbox 360, também conta com o Xbox Game Pass onde, através de uma assinatura, se pode acessar uma vasta quantidade de videogames.

Para aqueles que gostam de multiplayer e compartilhar com seus amigos e conhecidos as partidas, está claro que o Play Station, através de sua função share, está muito à frente em relação às possibilidades do Xbox One.

Agora, para aqueles que procuram algo mais do que um console de videogame, a integração multimídia que o Xbox One oferece é um console multifuncional com a possibilidade de acessar outras plataformas como mencionado anteriormente, ao contrário do que acontece com o Play Station 4.

Xbox

Últimas considerações

Determinar que um console é superior ao outro é uma tarefa extremamente difícil, porque dependendo de qual aspecto se deseja tomar como ponto de comparação, um pode representar uma vantagem sobre o outro, mas ao escolher outro, pode ser prejudicado.

Em resumo, a comparação é tão subjetiva quanto o número de usuários possíveis, pois dependendo do que procuram, poderão ver com melhores olhos o Xbox One ou o Play Station 4.

Para aqueles que procuram um console para experimentar uma maior experiência de jogos, provavelmente o Play Station 4 seja mais recomendável. Agora, para aqueles que procuram um console para desfrutar de alguns momentos livres, mas que ofereça algo mais do que a possibilidade de jogar, é possível que o Xbox One seja mais atraente.

Em última análise, é o usuário e seu interesse que têm a última palavra sobre qual console consideram melhor.

Avatar

Juliana Duarte

Juliana Duarte é uma profissional dedicada e apaixonada por marketing digital e inovação. Natural do Brasil, ela possui vasta experiência em estratégias de branding e conteúdo digital, sempre buscando novas maneiras de conectar marcas ao público. Fora do trabalho, Juliana adora viajar e explorar diferentes culturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up